O campeão olímpico André Heller, coordenador técnico do Vôlei Renata e sócio da NeuroEsporte, lançou um curso online sobre “Neurociência Aplicada ao Esporte”. Ele se encontra na plataforma Udemy e foi elaborado para técnicos, preparadores físicos e professores de educação física.

A NeuroEsporte possui três grandes focos de atuação: a aplicação de avaliações de performance cognitiva, que avalia, dentre outras coisas, o tempo de reação, o tempo de decisão e o controle de impulsividade do atleta; a aplicação de treinamentos cognitivos, com equipamentos tecnológicos, importados dos Estados Unidos e da Europa; e a capacitação, através de coaching, palestras, workshops e cursos.

– A NeuroEsporte é a junção de duas paixões: a neurociência e o esporte – afirma Heller. – Levando em consideração esse terceiro pilar da NeuroEsporte, a Larissa e eu lançamos o nosso curso online. Achamos a quarentena um ótimo momento para fazermos isso, pois, além de oferecer aos profissionais uma forma de auto-desenvolvimento, oferecemos também uma possibilidade de eles manterem-se ocupados, aplicando os treinos cognitivos em seus alunos e atletas à distância.

Segundo Heller, treinamentos cognitivos, que atuam diretamente nas funções executivas dos atletas, são o assunto central do curso.

– São, no total, sete módulos. Cada módulo contém materiais extras, como artigos, quizzes e auto-avaliações. O sétimo módulo é praticamente um bate-papo, no qual eu narro grandes histórias de minha jornada como atleta – explica André. – O que me deixa extremamente feliz e realizado é que atingimos profissionais do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina. Muitos deles estão nos mandando mensagens particulares dizendo como o curso mudou seu mindset e ampliou a possibilidade de atuação profissional, inclusive durante a quarentena. Me sinto muito honrado – conclui Heller.

Foto: Carlos Eduardo – Instituto Compartilhar
Fonte: webvolei